O Sobretudo está disponível no site para ouvir a gosto, mas a melhor maneira de seguir um podcast é subscrever ao feed, para receber automaticamente um novo episódio quando fica disponível, e, conforme as definições da aplicação escolhida, fazer download imediato e tê-lo sempre consigo no seu dispositivo (normalmente o telemóvel). Cada plataforma tem as suas aplicações, sendo que a Apple tem a Apple Podcasts e o Android tem a Google Podcasts como aplicações nativas. Também é possível subscrever com o iTunes ou outros serviços e aplicações independentes.
Para subscrever, normalmente basta procurar pelo nome do podcast dentro da aplicação, escolher e carregar em subscrever/subscribe/assinar.
Mas também se pode ir ter ao podcast com um link directo, que pode encontrar nos icons à sua direita aqui no site →
Para facilitar, clique no link para subscrever o Sobretudo num dispositivo Apple ou Android.
O Sobretudo também está no Spotify, onde pode adicionar aos favoritos e ouvir sem ser preciso uma outra aplicação.
Subscrever garante que está sempre actualizado no podcast que segue e, conforme as suas configurações, também o notifica de cada vez que um episódio novo está disponível. É o modo mais habitual de consumir um podcast.
Mas o que é um podcast afinal?
Um podcast é uma espécie de programa de rádio, muitas vezes independente, que em vez de ser transmitido para o éter (broadcast) é descarregado e ouvido no smartphone ou noutros dispositivos pessoais (originalmente o ipod, daí o nome). O Sobretudo é um desses programas, e pode ser ouvido de várias maneiras. O modo mais comum de consumir um podcast é subscrever a um canal numa das aplicações de podcast disponíveis em todos os sistemas operativos. Desta maneira, sempre que um novo episódio está disponível, surge no feed da aplicação – possivelmente com uma notificação – e pode ser ouvido imediatamente ou em qualquer altura, em streaming ou com download automático conforme as suas definições.
Cada episódio também pode ser ouvido individualmente, como pode ser feito aqui no site, ou noutras plataformas existentes. Mas deste modo terá de ir à procura para ouvir de cada vez que um novo episódio é publicado.